Especialidades médicas

Exames 

A audiologia é um ramo da fonoaudiologia que estuda a audição e os sons. O especialista em audiologia, conhecido como audiologista, realiza diagnósticos, prognósticos e estabelece tratamentos ou auxilia no estabelecimento de condutas de outros profissionais da área da saúde tais como pediatras, otorrinolaringologistas, neurologistas, neurocirurgiões, geriatras, clínicos gerais e outros.

 

O audiologista também seleciona e adapta aparelhos para corrigir a função auditiva e pode habilitar ou reabilitar deficientes auditivos.

Audiometria

 A audiometria é um exame indolor, objetivo, não invasivo realizado dentro de uma cabine acústica. É indicada para todas as faixas etárias, a partir dos dois anos de idade.

 

A realização desse exame é sugerida principalmente em casos de diminuição da audição, perda auditiva, zumbido, sensação de ouvido tampado, tontura e crianças em fase escolar.

A audiometria é dividida em duas etapas: tonal e vocal.

Audiometria Tonal:

O objetivo desse exame é avaliar a função auditiva, determinando a menor intensidade de estímulos sonoros que um indivíduo consegue perceber. Os sons são apresentados por meio de fone de ouvido e vibrador ósseo. Sempre que detectar o som o paciente deverá informar ao examinador (levantando a mão correspondente ao lado que estiver ouvindo ou apertando um botão).

Audiometria Vocal

Nessa etapa são realizados o SRT – Limiar de Recepção de fala e o IPRF- Índice Percentual de Reconhecimento de Fala. O paciente deverá repetir uma lista de palavras que será lida pelo examinador. Nos casos de avaliação infantil, quando necessário, são utilizadas figuras e/ou brinquedos para que a criança possa apontar o que for solicitado pelo avaliador. A avaliação vocal é indicada para medir a capacidade do indivíduo detectar e discriminar a fala.

Audiometria de Observação Comportamental:

É um dos procedimentos para avaliar a audição de crianças de 0 a 24 meses.

 

Trata-se de um exame rápido, indolor e não invasivo realizado em ambiente acusticamente tratado. São observadas as mudanças de comportamento da criança devido à apresentação de estímulos sonoros instrumentais.

 

Além de auxiliar no diagnóstico de perda auditiva, este teste fornece também informações importantes sobre o desenvolvimento global da criança.

Processamento Auditivo Central (PAC):

É um procedimento útil para diagnosticar o uso funcional correto e eficiente da audição nos indivíduos de diferentes faixas etárias. Avalia as funções auditivas relacionadas à localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões auditivos tais como: intensidade, frequência e duração do som. Além de verificar o desempenho auditivo na presença de sons competitivos ou distorcidos.

Reabilitação Vestibular

É indicada para indivíduos com queixas de tontura, vertigens, instabilidade postural, que podem estar ou não associadas a náuseas, mal-estar, sudorese intensa. O objetivo da reabilitação é auxiliar na melhora e recuperação do equilíbrio.

A reabilitação vestibular é específica para cada caso e indivíduo. Os exercícios são introduzidos lentamente, iniciando sempre com aqueles que o paciente apresentar maior facilidade de execução.  Tais exercícios ativam os mecanismos de plasticidade neural do sistema nervoso central, buscando acelerar a compensação vestibular, e dessa forma tornar o indivíduo mais seguro possível em relação ao seu equilíbrio.

Rua Ulhôa Cintra 95, sala 1303 / 1304 – Stª Efigênia - BH-MG - Cep: 30150-230

 031-98405- 4280

031-25271218

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Razão Social: Clínica Fonolopes Ltda - Cnpj:  27.777.236/0001-95