NEBULIZAÇÃO NO CANTO: PARA QUE SERVE?

Será que hidratar é só beber água?


O corpo humano é composto de 60% de água, e quando ocorre desidratação nas pregas vocais há um aumento da viscosidade do muco e isso dificulta a vibração, aumentando o contato entre elas e o esforço fonatório para cantar e falar.

Uma forma direta de realizar a hidratação das pregas vocais é por meio da nebulização com soro fisiológico, e é considerado uma hidratação mais intensa e auxilia na limpeza do trato nasal e oral, diminuindo o muco.

Com o uso da voz profissional tanto por cantores, professores, pastores dentre outros, tem-se utilizado a nebulização como um recurso para auxiliar na melhora da produção da voz. Cantores em especial, buscam esse recurso na terapia Fonoaudiológica associada a técnica específica para alteração de voz, ou para apresentações musicais, a fim de estabelecer melhor hidratação e menor atrito entre as pregas vocais no uso intenso da voz.

Na prática clínica é possível observar a maior eficácia da nebulização ao se realizar em conjunto com exercícios específicos para cantores, também pode ser utilizado com exercícios universais para o canto como a vibração de lábios /brrr/ e de língua /trrr/, escalas musicais, exercícios de ressonância dentre outros. Vale ressaltar a importância de se utilizar técnicas e exercícios prescrito por profissionais especializados na área de voz cantada como o Fonoaudiólogo e o professor de canto.

Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copo do nebulizador de 5 a 10 ml de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar.


Todo mundo pode realizar inalação?


A nebulização ou inalação é com ar frio, e algumas pessoas podem relatar desconforto, sufocamento dentre outros sintomas com o uso, por isso é importante testar e ver a tolerância de cada pessoa. A nebulização é um ótimo tratamento caseiro para a sinusite, seja ela aguda ou crônica, seca ou com secreção, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração. Uma outra forma de inalação é com o vapor do chuveiro quente, que também promove liberação das vias respiratórias, ajuda aliviar sinusite dentre outros benefícios.


Nebulização com medicação


Quando houver necessidade seu médico poderá indicar inalação com medicação de acordo com o seu quadro de saúde. por isso não faça uso de quaisquer medicamento sem o consentimento do seu médico para não prejudica a sua saúde.

A nebulização com o soro fisiológico não tem contraindicação. Você pode utilizar de 5 a 10 ml de soro até 3 vezes ao dia para auxiliar a sua voz na prática profissional ou para melhorar as suas vias aéreas.

Fga. Ms Patricia Lopes

Quer saber mais! Agende uma consulta! www.fonolopes.com.br (31)25271218 (31)984054280 #VEMCUIDARDEVCAQUI

#fonolopes #vemcuidardevcaqui #nebulização #sorofisiologico #cantor #higienevocal # fonoaudiologia #vozcantada #vozfalada #patricialopes

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square

Rua Ulhôa Cintra 95, sala 1303 / 1304 – Stª Efigênia - BH-MG - Cep: 30150-230

 031-98405- 4280

031-25271218

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

Razão Social: Clínica Fonolopes Ltda - Cnpj:  27.777.236/0001-95