Fonoterapia funciona mesmo?!!! Depoimento
- leogenilhu
- 23 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Procurei uma fonoaudióloga por recomendação médica, mas confesso que achei que minha voz era daquele jeito mesmo, que não havia nada que pudesse ser feito para diminuir a sua rouquidão excessiva.
Já tinha ouvido falar dos trabalhos feitos com autistas, com crianças que trocam letras, enfim, conhecia o trabalho do fonoaudiólogo somente à distância, nunca havia me submetido a ele.
No primeiro dia do atendimento, a profissional verificou meus exames e disse que teríamos um grande trabalho pela frente, mas que seria possível melhorar muito a qualidade da minha voz. Começamos os exercícios e confesso que continuei achando que nada daquilo resolveria, ainda duvidava da eficácia daquele tratamento. No entanto, ao fazer os exercícios em casa, repetidas vezes, ufa! fui percebendo grandes progressos: senti mais facilidade para falar, sem ter que “disfarçar” minha rouquidão o tempo inteiro para que as pessoas compreendessem melhor o que estava dizendo. Os exercícios são mesmo eficientes, minha voz começou a melhorar muito. Daí, fiquei entusiasmada demais e comecei a fazer os exercícios sem parar, pois passei a me sentir melhor, sem ter que fazer tanto esforço para falar. Ainda continuo o meu tratamento, pois sei que ainda há muito a melhorar, mas o meu incentivo é perceber que essa melhora acontece todos os dias. Estou me sentindo bem melhor.
A fonoaudiologia é uma profissão que nem todos conhecem bem, não sabem todos os benefícios que ela traz. O trabalho com a rouquidão da voz, como no meu caso, é apenas um dos seus enfoques, pois esse profissional pode ajudar as pessoas de formas muito diferentes. Mesmo já tendo escutado falar sobre esse trabalho, foi na prática que percebi que o negócio funciona mesmo, gente! Está valendo muito à pena.
VANESSA GAMA POZZATO
Comments